sexta-feira, fevereiro 06, 2004

Chato como a potassa!

Mas que raio de expressão!
Claro que não era a primeira vez que a ouvia, mas no outro dia fui eu quem a disse! A S., que se encontrava mesmo ao meu lado perguntou-me: “Mas tu sabes o que o que é a potassa?”
Encavacado, respondi o que me pareceu mais óbvio e mais sincero: “Não!”. Foi aí que empreendi uma verdadeira cruzada para saber o significado de potassa!
1º passo: procurar no Dicionário da Língua Portuguesa.
Estava um pouco desconfiado que tal palavra estivesse no dicionário pois na linguagem oral soava-me a putassa, o que faria toda a diferença e, assim sendo, presumi que este vocábulo fosse digno do Dicionário de Calão.
Para meu espanto encontro o significado da palavra que passo a transcrever: s. f., nome que no comércio se dá a todas as variedades de carbonatos de potássio impuros; óxido de potássio.

Para a próxima, substituo a tradicional frase: “Este gajo é chato como a potassa” por: Este indivíduo é impertinente como todas as variedades de carbonatos de potássio impuros. Parece-me mais ecléctico.

PS.: Se alguém souber a origem desta expressão, apite pois então, cá o Zé ficará grato.

6 comentários:

Anónimo disse...

Zé merdas

Anónimo disse...

potassa significa puta gorda e cheia de pintelhos e bate á punheta

Anónimo disse...

hoje tive teste de historia e professor mandounos para o pi..... e disse que eramos xatos como a potassa

Anónimo disse...

xau putas de o mundo

Anónimo disse...

http://bentania.blogspot.pt/2005/12/curiosidades-chato-como-potassa.html

Anónimo disse...

Potassa é um componente qualqur que faz ou fazia parte do sabão com que as lavadeiras lavavam a roupa. Ao que parece esse componente devia maltratar as mãos e daí dizer que fulano é "chato como a potassa".