domingo, maio 16, 2004

A polícia não dá exemplo nenhum.


Ontem à noite fui comprar tabaco à Estação de Serviço da BP (a única aberta 24 horas por dia) Estavam pessoas à minha frente pelo que tive que esperar na rua visto que durante a noite não abrem as portas da loja (mas isso é só para alguns). Chegou um carro de patrulha da PSP. As pessoas que estavam a ser atendidas tiveram que esperar para que o funcionário fosse abrir a porta às excelências que entraram (pensei que ali fossem clientes comuns). Depois de "dar" o maço de tabaco aos senhores polícias, o empregado voltou aos clientes que estavam a ser atendidos e ainda não tinham tudo o que desejavam. A seguir, e por ordem de chegada (assim mandam as regras de boa educação) estava eu e recorde-se os agentes da "autoridade" chegaram depois de mim. Mesmo assim, antes de me atender o empregado foi atender os desejos secretos dos agentes que já se apoderavam de uns jornais que liam para matar o tempo. Não contentes com o facto de terem passado à frente de cidadãos que lhe pagam o salário ainda tiveram a pouca vergonha de substituir o funcionário de serviço na tarefa de fazer um chá, claro que todo este circo foi feito com calma e descontração já que os senhores estavam certamente pouco ralados com quem estava na fila primeiro, que por acaso estava do lado de fora da loja e, por via do tempo ríspido que faz à noite, com frio. Não esqueçamos que os ditos agentes estavam dentro da loja e com o cu no quente. Só depois de todo o cerimonial, que mais parecia uma dança de acasalamento de duas garças reais, fui atendido.
Depois de tudo isto eu pergunto se os agentes da autoridade não deveriam dar exemplos de civismo e de boas maneiras . Será que estes senhores só servem para dar porrada aos visitantes mais efusivos da Ovibeja e para passar multas durante o resto do ano? E os exemplos meus amigos... e os exemplos?