segunda-feira, março 29, 2004

Opinião Pública

Opinião Pública é um programa da Sic Notícias que aborda temas que dizem respeito a todos e que permite que todos aqueles que o desejem manifestem a opinião. Hoje falou-se da fuga ao fisco por parte das empresas. Segundo parece, mais de 50% das empresas não pagou o IRC.
Dou comigo a pensar porque acontecerá isto. Será que as empresas estão a falir e por isso não têm dinheiro para pagar o que devem? Se sim, quais as razões para tal situação? Parece que, no futuro, cada vez teremos menos capacidade para produzir e mais capacidade para vender o que nos chega de fora, ou de dentro da união (esta que é europeia). Mas continuo sem entender. Será que os empresários portugueses gerem bem as suas empresas? Ou será que estão mais interessados em adquirir carros de alta cilindrada (para mostrar aos vizinhos e amigos que (supostamente) estão bem na vida? Para onde vai o dinheiro que estas empresas ganham?
O que me parece é que o pobre país no qual vivemos está cheio de falso-riquismo, de carros luxuosos e de vivendas que pertencem não a quem se pensa pertencerem mas aos bancos. Estão estas instituições bancárias cheias de contas com saldos negativos e os legítimos detentores dessas contas, por sua vez, cheios de créditos até às orelhas! Mas que raio de país de papel é este, onde cada um vive como se de um ministro se tratasse? Já estou como o outro que disse que “qualquer dia compramos um papo seco com fiambre e temos que o pagar em dez prestações” a mim não me admirava nada. Porquê? Então se no Brasil é possível comprar gasolina a prestações...

Sem comentários: